segunda-feira, 22 de abril de 2013

Tarte de lima...


Com o verão à porta, pelo menos aqui já se sente, os doces mais frescos começam a saber melhor. Esta foi uma tarde de caracolada, 8 litros de caracóis e nada melhor que um doce fresquinho no final para acalentar o estômago.

Este é um doce muito fácil e simples de fazer, que não precisa de grandes técnicas, apenas um pouco do teu tempo.


Massa para base da tarte:

300 gramas de bolacha maria;
150 gramas de margarina ou manteiga;

Colocam-se as bolachas num saco e com o rolo da massa desfasem-se até ficarem em pedaços. Deitam-se em uma tigela e juntam-se a margarina ou a manteiga, previamente derretidas. Amassa-se bem com as mãos até a bolacha ter absorvido a gordura e começar a ligar-se. Deita-se numa forma com a lateral ou fundo amovíveis, e com as mãos dá-se-lhe o formato da base de uma tarte. Levo ao frio.

 








 



 


Recheio de lima:

5 limas;
1 lata leite condensado;
3 folhas de gelatina incolor;
200 mililitros de natas;

Numa tigela batem-se as natas e reserva-se. Noutra deita-se o conteúdo da lata de leite condensado e junta-se o sumo das limas, eu pessoalmente vou juntando o sumo e vou provando até o sabor da lima começar a cortar o doce do leite condensado, reserva-se. Numa taça coloca-se água fria e as três folhas de gelatina, em seguida aquece-se 20 mililitros de água num copo e junta-se-lhe a gelatina já derretida, dissolve-se bem e adiciona-se ao preparado de leite condensado e sumo de limas, em seguida junta-se-lhe as natas batidas.

Agora é só deitar o recheio de lima  na base da tarte, polvilhar com com raspas de lima e desenformar.



Peço desculpa mas esqueci-me de tirar uma foto à tarte inteira e quando me lembrei já só sobrava este pedaço, mas que dá para imaginar a tarte num todo.

 















Esta foi uma tarte bem saborosa e sei que gostaste deste doce para ti...
 Filipe Melo 

 


6 comentários:

  1. Ena páh ...esta deve ser deliciosa ! agora sabia mesmo bem uma fatiazita , fresquinha com o doce "amargo" da lima ...hummmmmmmmmmm !!! resta-me ficar babada ... mas qq dia repetes a experiência aqui em casa , certo ??? jinhos mami

    ResponderEliminar
  2. Esta tarte parece um manjar dos deuses! Vou experimentar, apesar das sobremesas com folhas de gelatina ficarem-me sempre mal. (Será que desenformo cedo de mais?) Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta tarte praticamente nem precisava da gelatina, por isso, vai correr bem de certeza, de qualquer maneira coloca primeiro as folhas em água fria e depois num pouco de água bem quente, e junta onde precisas.

      Beijinhos, Filipe

      Eliminar
  3. Olho para esta delicia e quase sinto o aroma da lima...deve ser maravilhosa!
    Estás de parabéns miudo,isto é:miudo noivo beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. o leite condensado tem de ser cozido??

    ResponderEliminar